quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Eleições municipais poderão polarizar entre lulistas e bolsonaristas


A eleição municipal está ganhando corpo, contornos e derivando para o campo ideológico. Esquerda e direita parecem desenhar o caminho por interesse direto. O Instituto Paraná Pesquisa identificou esse cenário. 

Para 31,6%, o apoio de Lula a um candidato aumenta a vontade de votar nesse nome. No caso do apoio de Bolsonaro, são 29,2%. Vejam que faltando ainda mais de sete meses para a eleição, em média 30% das pessoas já sabem em qual lado estarão. 

O experiente Ciro Gomes advertiu e expôs a preocupação. “Precisamos proteger o Sarto. Não se deve depositar todos os ovos na mesma cesta”, disse no palanque, onde discursou no Parque Raquel de Queiroz abraçado a Sarto. Ciro sabe que a polarização Lula/Bolsonaro segue. O eleitor conservador, que não vota direita ou esquerda e sim no candidato, terá grande importância na eleição de outubro. 

Evandro Leitão e Capitão Wagner são dois pré-candidatos que estão atuando pela polarização. O PL vai além, quer Bolsonaro em Fortaleza para carimbar seu candidato, o deputado André Fernandes. O ano eleitoral terá jogadas políticas surpreendentes.