terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Assembleia, com nova composição, inicia 2024


Numa reunião nesta segunda-feira (5), as oposições se unificaram e contabilizaram 11 deputados. Três do PDT, um do PMN, quatro do PL, três do União Brasil. Ficou acertada a proposição de uma CPI na Cagece. A oposição tentará buscar a 12ª assinatura no PSDB , com apoio do senador Tasso Jereissati, que se juntou à oposição. O deputado Felipe Mota exibia o requerimento. 

O propósito de conturbar o processo político faz parte do papel da oposição. Mas, a CPI da Cagece está longe de vingar. Não tem fato concreto e o governo não contabiliza o mesmo número das oposições. 

A fúria da oposição em ano eleitoral é considerada natural. O que está deixando-a revoltada é a possibilidade do PL perder seus quatro deputados estaduais. Em Brasília, o comentário entre juristas é a confirmação da sentença do TRE cearense que decidiu por unanimidade pela cassação de Marta Gonçalves, Carmelo Neto, Pastor Alcides e Dra. Silvana. A bancada do PL irá sumir, se o TSE confirmar a cassação, e o governo Elmano terá quatro novos aliados, sem esforço.