O livro " Castelo do Plácido - História e Destruição 50 anos depois", de autoria do jornalista e escritor Eliézer Rodrigues, será lançado dia 24 de fevereiro, no Passeio Publico, às 11 horas. A obra revela a existência e a destruição da imponente edificação que fez parte do panorama urbanístico da capital cearense durante anos. O castelo foi construído na década de 1920, onde funciona hoje a Central de Artesanato, na Praça Luiza Távora, pelo comerciante cearense Plácido de Carvalho. Ele atendeu ao desejo de sua amada, a italiana Pierina Rossi, contudo o castelo foi derrubado em 13 de fevereiro de 1974.
Além de contar a história do casal e da edificação, o livro retrata a Fortaleza da primeira metade do século XX, por meio da atuação de Plácido de Carvalho no mercado local e pelas construções edificadas por ele na Praça do Ferreira: o Excelsior Hotel e os cines Majestic e Moderno, que também foram destruído. O livro será lançado 50 anos depois da destruição do Castelo do Plácido.
Sobre o autor
Eliézer Rodrigues é jornalista, escritor, pesquisador e fotógrafo ( nas horas vagas). Atuou como repórter especial e como editor em jornais do Ceará, e atualmente é servidor do Tribunal Regional do Trabalho/CE. No exercício do jornalismo alternativo, durante anos editou a Revista Singular e foi editor de Cultura, no jornal Diário do Nordeste. O seu interesse pela defesa da preservação do patrimônio público começou na década de 1980, especialmente como repórter e editor do segundo Caderno do jornal O POVO. O enfoque preservacionista dos bens culturais continuou na atividade literária, quando em 2019 lançou seu primeiro livro, "A Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade", obra classificada em terceiro lugar, no Prêmio Nacional de Jornalismo e Justiça. No ano seguinte, escreveu a biografia "Osmundo Pontes, 100 anos - Entre a Toga e a Crônica". Em 2022, lançou a obra "Praça José de Alencar – Tempos e Viventes".
Serviço:
Local do lançamento: Passeio Público.
Dia 24 de fevereiro (sábado), às 11 horas.