Dimas Filgueiras foi jogador e treinador do alvinegro de Porangabuçu, foram 46 anos de serviços prestados ao Vozão. Em 2018 ele teve que se afastar definitivamente do clube cearense. Nos últimos anos, Dimas Filgueiras vinha lutando contra o Alzheimer, ele deixa esposa e duas filhas. O velório será realizado ao meio-dia e a missa às 20 horas, na funerária Ethernus, no bairro Aldeota.
O eterno ídolo alvinegro disputou 600 partidas pelo Ceará, como jogador e como treinador. Dimas Filgueiras foi o único treinador do Ceará que conseguiu levar o clube para duas competições internacionais, a Copa Conmebol, em 1995 e a Copa Sul-Americana, em 2011.
Em 1994, Dimas Filgueiras conseguiu levar o Ceará até a final da Copa do Brasil contra o Grêmio e só não foi campeão porque foi "garfado" pela arbitragem no segundo jogo, em Porto Alegre (RS). Conseguiu eliminar o Palmeiras em pleno o estádio Parque Antártica, em São Paulo, no auge do Palmeiras Parmalat, com Luxemburgo como um dos melhores treinadore do Brasil na época e o elenco recheado de estrelas.