O presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, acompanhado de diretores da empresa e de uma comitiva de bolsistas do Programa Agente Rural, acompanhou, nesta terça-feira, 14, a sessão da Assembleia Legislativa que marcou a aprovação, por unanimidade, da mensagem governamental responsável por prorrogar os contratos de 205 técnicos de nível medio e superior empenhados na execução de uma política pública estadual de assistência técnica e extensão rural (Ater).
O PL 111/23 autoriza a prorrogação dos contratos de agentes rurais vinculados ao Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O projeto prevê a prorrogação por 12 meses das bolsas dos agentes rurais do programa.
Inácio Mariano agradeceu ao legislativo pelo êxito da aprovação da matéria, em especial, ao governador Elmano de Freitas, pela iniciativa, e ao empenho de parlamentares como De Assis Diniz, Missias Dias e Larissa Gaspar. Para o presidente, a prorrogação do programa se reveste de grande relevância no incentivo à capacitação profissional dos agentes e no desenvolvimento da produtividade na agricultura familiar do Estado.
Iniciativa de referência para o País, o Programa Agente Rural foi criado pela Lei Nº 15.170, de 18 de junho de 2012. É executado pela Ematerce, com o objetivo de ampliar a abrangência da Ater pública aos agricultores, melhorando os índices de produtividade da agricultura familiar e gerando ocupação e renda.Uma peça-chave no apoio à comunidade rural e ao desenvolvimento do campo, o programa leva técnicos de nível médio e superior para apoio aos agricultores. Os selecionados recebem Bolsas de Transferência Tecnológica para atuarem como técnico agropecuário (nível médio) e nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Irrigação, Tecnologia em Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia (nível superior).