terça-feira, 21 de novembro de 2023

Defensoria Pública inaugura sede no município de Icó


A Defensoria Pública do Ceará (DPGE) inaugura, nesta sexta-feira (24/11), mais uma sede no interior do Estado. Desta vez, moradores do município de Icó, localizado na região centro sul, vão poder contar com um núcleo da Instituição equipado para atender as demandas da cidade. O prédio, localizado na rua Josefa Nogueira Monteiro, 1724, conta com 250 m² divididos em recepção, salas para atendimento, sala de TI, copa e banheiros, sendo um com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

O prédio fica localizado no centro da cidade, ao lado do fórum, o que facilita muito o atendimento da Instituição. A defensora pública geral Elizabeth Chagas ressaltou a conquista institucional com a ampliação dentro do território cearense. “Fico muito feliz com cada sede nova que abrimos da instituição, porque isso significa levar acesso à justiça a mais cearenses. Temos o cuidado em cada lugar desse ser um espaço com maior comodidade e conforto para a população cearense, além de proporcionar qualidade no trabalho para defensores e colaboradores”, pontua o defensor.

Antes da inauguração, os atendimentos à população estavam sendo realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Vale do Salgado, isso só foi possível graças a um convênio entre a Instituição e a faculdade. De acordo com o defensor público Emanuel Jorge de Morais Santana, um dos três defensores atuantes na comarca de Icó, “além do atendimento de todas as demandas criminais que tramitam na vara única criminal da cidade, os processos cíveis mais recorrentes são as ações de família, como pedidos de alimentos e  divórcio, e as ações de saúde”, pontuou o defensor. 

Para o defensor Raphael Estrela, atuante na comarca há um ano,  a entrega do novo espaço representa um enorme benefício à população. “Com a inauguração de nossa sede, sem dúvidas o acesso ao nosso público será bem mais efetivo, pois, como é vizinho ao fórum local, fica mais visível, além de dar a verdadeira identidade da Defensoria Pública”, destaca o defensor.

O novo espaço tem o objetivo de auxiliar o trabalho de assistência jurídica, reforçando o acesso da população à rede de garantia de direitos. Além dos benefícios a população, os colaboradores também vão ser contemplados com um ambiente de trabalho mais amplo e organizado. 

Segundo o defensor Diego David Reges de Sousa, que atua na comarca há cerca de nove meses, o espaço próprio vai melhorar a interação dos  colaboradores e assistidos. ”Com um espaço próprio, torna-se mais fácil o atendimento e acessos dos defensores e assistidos, com o controle dos nossos horários e formas de atendimento, situação que, em algumas ocasiões se mostrava limitada, quando do uso das instalações das instituições parceiras”, conclui o Reges.