O combate ás facções é o desafio dos governos estaduais e federal, que praticamente se tornaram reféns dos grupos e milicianos que atuam fora da lei.
Apelidados de facções, são organizações criminosas que atuam abertamente sob o olhar das autoridades de segurança e, algumas vezes, em parceria com elas.
Facções financiam campanhas eleitorais, indicam pessoas para ocupar cargos públicos, têm representantes no Poder Legislativo e nas gestões municipais, onde elegem prefeitos.
O desafio é grande. São homens e mulheres que atuam no tráfico e na venda de drogas. Compram e vendem armas. Dominam serviços essenciais, como comércio de água, gás e combustíveis, e atuam até mesmo na liberação de sinais de televisão.
Quem tenta combater as incursões das facções entra na lista dos futuros cadáveres, como os três padres e o bispo de Crateús. Aliás, Crateús e o Inhamuns são o paraíso das facções, dos cartãozeiros. Se alguém perguntar a um estudante do município de Novo Oriente o que ele pretende ser no futuro, a resposta vem na hora: cartãozeiro. Triste!