As arquitetas e urbanistas Karoline Freitas, Raquel Hilário, Marina Fontenele e Cristiane Alves compõem a Chapa 2 nas eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Ceará lançada nesta terça-feira, 10.
“A Chapa constituída só por mulheres é considerada uma ousadia bela e saudável, bem como uma postura avançada na luta das mulheres para tomar o poder sobre e para si. Luta cultural, social, econômica e política que devemos abraçar e contribuir para que os desafios sejam vencidos.
Alguns dados de 2022 sobre as mulheres no Brasil: 51,1% da população brasileira está composta por mulheres (PNAD); no 3º trimestre de 2022, entre os donos de negócios no Brasil 34,4% eram mulheres; o Rio de Janeiro e o Ceará possuem as maiores proporções de mulheres entre os donos de negócios, 38%. (PNAD/SEBRAE)
São números relevantes para refletirmos acerca da luta pelo empoderamento feminino no Brasil. A Chapa 2 representa esse trabalho no âmbito dos profissionais da arquitetura e urbanismo. Para além disso, há o valor simbólico dessa ousadia, que exprime uma posição política quanto a esse empoderamento, o qual é a conquista da mulher relacionada ao domínio sobre a própria vida em questões financeiras, emocionais, sociais, políticas, educacionais, físicas, de gênero, dentre outras.
Convido todas e todos a votar na Chapa 2 e assim termos o saber e o fazer feminino protagonizando o nosso CAU/CE”, escreveu o grupo de mulheres.