O União Brasil lançou neste sábado (7), aqui em Fortaleza, o programa Defesa Lilás, uma iniciativa do União Brasil Nacional que integra toda estrutura partidária no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate da violência contra mulher.
Batizada de Defesa Lilás, a iniciativa percorrerá todo o país. O objetivo é que filiadas e lideranças debatam e apresentem propostas sobre temas relacionados à prevenção da violência, garantia de justiça, apoio ao recomeço, recapacitação profissional e, por fim, transformação das mulheres em lideranças políticas.
O presidente do partido no estado, Capitão Wagner, “Queremos sim ser referência de partido com mulheres na politica, e aqui no Ceará já temos conquistado essa paridade. O União tem muitas mulheres de destaque e que ocupam espaços importantes. Temos na Câmara, quatro deputados, sendo duas mulheres, e é disso que precisamos, de mais mulheres para dar vez e voz às causas de defesa dos seus direitos”, afirma Wagner.
A presidente do União Brasil Mulher no estado, Fernanda Pessoa, falou sobre o seu trabalho e luta na defesa das mulheres. “Acredito que seja um dos eventos mais emblemáticos do União Brasil. Defender a mulher de violência física, moral ou patrimonial é a bandeira principal de nós mulheres na Câmara Federal. Precisamos de uma vez por todas, acabar com esses altos índices de feminicídio e violência de gênero nesse País.”, relata Fernanda.
“O que me fez entrar na política foi a causa das mulheres, foi presenciar e ouvir tantos casos de violência e abusos, e ter a oportunidade de defender os direitos das mulheres que mais precisam dos nossos cuidados, que precisam de justiça, de leis que as acolha, foi o que me fez ter força para entrar na vida pública e querer fazer a diferença”, conta a deputada federal Dayany Bittencourt.
O evento contou ainda com a participação dos deputados estaduais Sargento Reginauro, Felipe Mota, do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho e de mulheres de diversas áreas, educação, saúde, justiça, comunicação, dentre outros.
A ideia do partido é fomentar políticas públicas para serem usadas nos 6.518 mandatos da legenda. A partir dessas propostas, será construída uma biblioteca digital de políticas públicas que poderá ser acessada por filiados em qualquer lugar.