quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Crise do PDT atinge auge, com bate-boca entre deputados e a intervenção do judiciário


Os deputados Romeu Aldigueri e Cláudio Pinho travaram um debate duro sobre a decisão do presidente Nacional do PDT de destituir o Diretório Estadual do partido. 

“Eu não sou mentiroso, houve um erro material na ata que foi corrigido, eu não sou mentiroso”, respondeu, aos gritos, o deputado Cláudio Pinho. Ele saiu em defesa do presidente André Figueiredo, ao ouvir do líder do governo Romeu Aldigueri, a acusação de fraude no processo de uso da senha do partido para destituir o diretório e a executiva e formar uma comissão provisória. 

O bate-boca surpreendeu. Seguranças e assessores entraram no plenário. Firmes, Aldigueri e Cláudio Pinho mantiveram posições. “O PDT contra o PDT”, reclamou Cláudio Pinho, que não foi chamado para a reunião com Cid Gomes no auditório da Assembleia.  

Longe do plenário, o PDT está sendo alvo de ações no judiciário entre seus dirigentes e filiados. Cid Gomes conseguiu vitória parcial na justiça comum e eleitoral. Ele diz não ter ódio no debate, apenas a vontade da maioria que deve prevalecer. 

O senador não comemorou vitória no judiciário. “As fraudes foram desmascaradas. E poderíamos ter construído um diálogo. Agora, será no voto, na próxima segunda-feira, 16”, disse Cid, defendendo a busca pelo entendimento e pacificação. Ele tem 49 votos dos 84 possíveis.