A Associação Lua Rosa realizará neste sábado (21), às 15h, na Beira-Mar, na escola de canoagem Imua Ceará, em frente ao Hotel Gran Marquise, a 3ª edição do evento "Mar Rosa", que tem como principal objetivo chamar a atenção sobre a saúde da mulher em relação ao câncer de mama, "doença que afeta toda a família e sociedade quando a mulher adoece", conforme destacou a Dra. Janara Pinheiro, psicóloga clínica que faz parte da Lua Rosa.
O problema afeta anualmente cerca de 2,3 milhões de mulheres, segundo dados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os números representam aproximadamente 24,5% de todas as neoplasias diagnosticadas em mulheres. O adoecimento se relaciona com os aspectos psicológicos, sociais, biológicos e ao estilo de vida das mulheres com as demandas da sociedade atual, sendo importante a rede de apoio durante o tratamento, porque o câncer tem cura, se diagnosticado precocemente, como ocorreu com a Dra. Janara ao ser paciente.
"Sabemos que a vida é marcada por diferentes dificuldades, que para estar bem, é preciso amar e ter consciência de que a saúde é fator primordial para as demais atividades e desempenhos pessoais. Mostramos ainda que não existe idade para recomeçar ou começar a se cuidar", disse Karla Dias, presidente da Associação Lua Rosa.
Em sua 3ª edição, o Mar Rosa é um evento que já se consolidou no calendário do Movimento Internacional Outubro Rosa. A organização se fortalece e se configura como destaque valoroso, envolvendo todos que vestem a camisa em defesa da vida. O evento seguirá o seguinte cronograma: 15h - Concentração; 15h15 - Palestras; 16h30 - Formação do laço; 17h15 - Remada das Flores, momento mais esperado pelo público, quando esportistas de escolas de canoagem e remo formarão um laço que simboliza o outubro rosa.