quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Romeu Aldigueri defende diálogo sobre a concessão do Parque de Jericoacoara

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) criticou, nesta quarta-feira (20/09), durante o primeiro expediente da sessão plenária, na Assembleia Legislativa, uma decisão recente do ICMBio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, que relançou o edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada. 

O parlamentar lembrou que o governador Elmano de Freitas, logo que assumiu o mandato, pediu uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para mostrar os erros do Governo anterior, de Jair Bolsonaro, quando sem conversar e dialogar com o Estado, com a sociedade cearense e os municípios diretamente envolvidos - como Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Camocim e o entorno -, colocou na ordem do dia a concessão do Parque Nacional  e conseguiu com que o atual governo, do presidente Lula, a suspendesse. 

“Mas fomos pegos de surpresa e sem uma conversa franca e aberta com o Ceará, o setor turístico e as prefeituras da região, um outro edital foi lançado. Diante disso, o governador já está buscando uma audiência com a ministra Marina Silva e com a presidência do ICMBio para levar novamente a nossa posição a fim de construir uma alternativa e fazer uma gestão compartilhada”, destacou Aldigueri.

O parlamentar destacou ainda que Jericoacoara é uma APA (Unidade de Conservação Sustentável), onde vivem milhares de pessoas, e que o parque é o maior polo de geração de emprego e renda daquela região do litoral Oeste e Norte do Estado, com inúmeros investimentos do governo cearense.

“O turista nacional e internacional que procura a região só vai porque Jeri é preservada, sustentável, com plano de manejo. Não podemos desordenar o uso daquela área, uma das dez praias mais bonitas do planeta”, enfatizou.

O parlamentar acrescentou ainda que se não houver um entendimento, o Ceará entrará com uma ação judicial para defender o patrimônio do povo cearense. “Antes de tudo, Elmano está governador para defender o povo cearense, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico e econômico e o desenvolvimento sustentável do Parque Nacional”, frisou.

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) enfatizou os consideráveis investimentos realizados pelo estado do Ceará na região. Ele destacou que aquela área não representa apenas um destino turístico, mas também uma perspectiva econômica sólida, com 370 unidades hoteleiras, incluindo 17 hotéis cinco estrelas, que geram uma significativa renda e empregos. Além disso, mencionou a implementação de serviços de saneamento, regularização fundiária, aeroporto e melhorias nas estradas. “Esse patrimônio é nosso e nós não abriremos mão”, concluiu.