segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Projeto Livro Aberto aplica prova do mês de agosto em 10.350 internos de 28 unidades prisionais do Ceará


A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, acaba de promover o teste do projeto Livro Aberto referente à prática de leitura do mês de agosto. Nesta edição, houve a participação de 10.350 internos e internas, de 28 unidades prisionais do Ceará.

As unidades com mais inscrições, proporcionalmente à população carcerária, são a Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) e Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga). A Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider é responsável pela correção dos relatórios de leitura.

A educação é uma das prioridades do sistema penitenciário do Ceará e faz parte do tripé ressocializador do sistema penitenciário do Ceará junto ao trabalho e a capacitação. Conceder esta oportunidade a pessoas privadas de liberdade é proporcionar um caminho de possibilidades, além de promover sua liberdade antes do tempo.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, comemora o sucesso do projeto.

O projeto Livro Aberto visa a ressocialização e o desenvolvimento pessoal e educacional de pessoas privadas de liberdade, por meio da leitura de obras literárias que trazem diversas reflexões sobre temáticas sociais e, ainda, pode remir quatro dias de pena a cada leitura trabalhada.

O interno escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O participante tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.