Na próxima quinta-feira (14), o Estado do Ceará será sede do Encontro Nacional dos Servidores do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), que acontecerá a partir das 9h, no auditório do próprio órgão, localizado na Avenida Duque de Caxias 1700, no Centro de Fortaleza.
O encontro contará com servidores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, e o norte de Minas Gerais; e tem como objetivo discutir uma antiga e necessária pauta dos servidores(as), a reestruturação do Dnocs e a necessidade de realização de um novo concurso para o órgão, que nos últimos três anos sofreu com a redução de mais de 42% do seu efetivo.
O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará, (Sintsef-CE) em parceria com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). O Coordenador Geral do Sintsef-CE Roberto Luque reforça a importância do momento. “Há anos estamos na luta pela reestruturação do Dnocs. É impossível continuar os trabalhos em tantas cidades do nosso nordeste, mais o norte de Minas Gerais; com um quadro tão reduzido de servidores. O Dnocs é um órgão centenário e histórico que cumpriu e cumpre um importante papel para o desenvolvimento do nosso país e necessita de uma reestruturação imediata ", comentou.
Flávio Inácio, que também é Coordenador Geral do Sintsef-CE, ressalta que o encontro é fruto de uma demanda da entidade representativa, em parceria com os servidores(as). “Este ano intensificamos a cobrança pela reestruturação do Dnocs. No início do ano marcamos uma reunião com a direção do órgão, que criou um grupo de trabalho específico para planejar e expor uma proposta de reestruturação que será apresentada no Encontro Nacional do próximo dia 14 de setembro aqui em Fortaleza. Estamos bastante confiantes”, diz.
Importância do órgão
O Dnocs é de grande importância no Brasil devido ao seu papel fundamental no combate aos efeitos da seca e no desenvolvimento das regiões semiáridas, especialmente no Nordeste. Suas ações incluem a construção e manutenção de infraestruturas hídricas, como barragens e açudes, povoados com peixes; que regulam o acesso à água e promovem a irrigação e contribuem para a produção da agricultura familiar. Além disso, o órgão realiza pesquisas, capacitação e desenvolvimento tecnológico para otimizar o uso da água e apoiar o desenvolvimento rural, melhorando as condições de vida das populações locais e promovendo a segurança hídrica na região.
Último concurso
O último concurso público foi realizado em 2010, com o preenchimento à época de 82 vagas. Treze anos depois, o Departamento sofre uma expressiva defasagem em seu quadro funcional em razão do afastamento de vários servidores, principalmente por aposentadoria. Em 2020 o órgão fechou o ano com em média 899 servidores. Em 2023 esse número caiu para 500 e a previsão, caso não haja um novo certame, é diminuir ainda mais.
Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef-CE)