quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Procurador de Justiça condenado pela morte de delegado Cid Júnior volta a ser preso no DF


O procurador de Justiça aposentado Ernandes Lopes Pereira, de 73 anos, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os agentes cumpriram o mandado de prisão no último dia 28 de julho. Segundo relatos, o homem teria resistido à prisão e investido contras os policiais. Ernandes Lopes Pereira foi condenado em 2019 pelo assassinato do delegado Cid Peixoto do Amaral Júnior, de 60 anos.

Ele foi morto com um tiro em 2008, na frente da própria mãe. O delegado estava em visita na casa do procurador, na Lagoa da Precabura, no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. No próximo dia 13, o crime completa 15 anos

Em testemunho à Justiça, Ernandes Lopes Pereira alegou que o disparo foi acidental e que, no momento, ele estava sob efeito de álcool. A acusação sustentou a tese da intencionalidade do crime, já que a arma do crime era um modelo de segurança reforçada, com três travas. 

Em 2018, foi decretada a prisão em regime fechado de Ernandes. No mês de março de 2019, ele foi preso no DF, mas conseguiu um habeas corpus e ficou em liberdade. No mesmo ano, a Justiça cearense sentenciou o assassino a uma pena de 13 anos e nove meses de prisão, e ele ficou foragido. Há dois anos, já havia sido preso no DF.