O município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, recebe, neste sábado, 26, o maior encontro de produtores rurais do Ceará. O encontro conta com mais de 2 mil inscritos e é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), em parceria com o Sebrae Ceará. Durante o encontro, são debatidas questões de interesse da agropecuária cearense, com foco especial à região do Vale do Jaguaribe.
Este é o segundo encontro regional. O primeiro aconteceu em Quixeramobim, no Sertão Central, em maio, e mobilizou um conjunto de vereadores, deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas como Cid Gomes (PDT), Capitão Wagner (União Brasil) e prefeitos da região. O evento também reuniu cerca de 2 mil pessoas. O objetivo é dar voz ao produtor rural, unindo o setor agropecuário cearense em torno de causas comuns.
“A importância [do evento] é a troca de conhecimento, a troca de tecnologias. Com o apoio da Faec e também da Fiec, que está investindo na industrialização do Interior. E, no nosso caso, da produção do leite, a Faec é, hoje, o principal elo entre os produtores para a gente desenvolver o Sertão Central, que tem a maior bacia leiteira do estado do Ceará”, destacou o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT), que também esteve presente no encontro do Vale do Jaguaribe, neste sábado.
ESTRADAS
Em entrevista ao OPINIÃO CE, o secretário do Desenvolvimento de Ceará (SDE), Salmito Filho, que representou o governador Elmano de Freitas (PT) no evento, frisou que uma das linhas de frente para o fortalecimento da atividade econômica no Estado é a recuperação e requalificação de estradas. “O Governo do Estado tem liderado essa política de [recuperação] das estradas que ligam setores produtores locais, seja do leite, dos grãos, da ovinocultura, da apicultura, da fruticultura. Ao mesmo tempo, temos a isenção de todo o ICMS para a cadeia produtiva do leite. O governador é filho de agricultor e acredita na força dos produtores rurais e estamos de mãos dadas”, disse.
“O ex-governo Camilo [Santana] construiu um programa muito importante que se chama ‘Sinalize’, para pavimentar vias públicas nas zonas urbanas dos municípios do interior do Estado. O governador Elmano vai manter e vai avançar nas estradas da produção, que são vias públicas que, ao serem melhoradas, pavimentadas, construídas, irão melhorar muito para escoar a produção [local]. É o momento de apoiar os produtores rurais e também as indústrias que temos no nosso Estado”.
Em evento com empresários neste mês, o governador elegeu as estradas cearenses como uma das principais pautas para o segundo semestre, devido ao seu papel logístico. Na oportunidade, o mandatário também O também apresentou um balanço dos sete meses de gestão.
ISENÇÃO
Na sexta-feira, 25, em inauguração da nova fábrica de leite condensado da Alvoar Lácteos, em Morada Nova, Emano anunciou decreto para a isenção do ICMS para o produto. O benefício vai começar a partir de setembro. “Estamos publicando um decreto que garante redução de 95% do ICMS para a cadeia produtiva do leite em todo o Ceará nos meses de setembro a dezembro. A partir de janeiro a cadeia produtiva do Leite vai ter isenção total de ICMS“, afirmou o governador. O decreto foi para a publicação no Diario Oficial do Estado.
A fábrica inaugurada é parte do plano de investimentos, no Nordeste, da empresa que investiu no empreendimento R$ 25 milhões. A unidade inaugurada tem capacidade de processamento de 180 mil litros de leite por dia, onde é produzida toda a linha de leite condensado das marcas Betânia e Camponesa. Com a ampliação, o complexo industrial passa a processar, diariamente, 1,6 milhão de litros de leite. A fábrica da Alvoar Lácteos já produzia toda a linha de lácteos da marca Betânia e passou a produzir a linha de leites UHT, leite em pó e creme de leite da marca Camponesa em junho deste ano.