A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, indicou, na última semana, a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele ao prêmio Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós.
A premiação é concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal, criada para valorizar e incentivar mulheres cujas ações contribuíram para o pleno exercício da cidadania, da defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero Brasil.
Quem foi Carlota de Queirós
Médica, escritora, pedagoga e política brasileira. Foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
Maria Luiza
Nascida em 27 de novembro de 1942, em Quixadá (CE), Maria Luiza é professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi a primeira prefeita a ser eleita em uma capital do Brasil, pelo PT. Começou a militar no movimento estudantil secundarista e universitário, e na juventude católica. Foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia aos perseguidos pelo regime militar no Ceará. Foi deputada estadual pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), depois PMDB. Maria foi também uma das fundadoras da União de Mulheres Cearenses (UMC). Foi eleita prefeita de Fortaleza, em 1985, pelo PT. Já no Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleita deputada federal, em 1990. É fundadora do Crítica Radical, movimento que desacredita da representação política dentro dos moldes do sistema capitalista.
*Mais informações: Benedito Teixeira (85-999655777)*