sábado, 26 de agosto de 2023

Eudoro inicia novo ciclo político no Ceará e o PSB será um abrigo para insatisfeitos


“O meu projeto é trabalhar para manter o projeto em andamento pelo governo do Ceará e articular a união dos partidos da base para garantir o crescimento do Ceará", disse o ex-secretário de Estado e ex-deputado Eudoro Santana, deixando claro seu papel no novo ciclo da política do Ceará, agora, sob o comando do ministro da Educação Camilo Santana. 

Novo presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana tem um perfil conciliador, jeitão de quem escuta muito e fala verdades. Sua vantagem é circular com desenvoltura entre a direita e a esquerda. 

O abrigo chamado PSB servirá de acolhimento aos que estão sem partido, aos que querem trocar de partido e, principalmente, aos que estão querendo passar a apoiar o projeto que iniciou com Cid, foi sequenciado por Camilo e, agora, é tocado por Elmano de Freitas. 

A face do projeto está mantida, mas o miolo tem problemas. Com o fim da aliança PT/PDT, foi quebrado o rodízio: o acordo  político em que, na aliança, caberia ao PDT ter indicado o candidato ao governo em 2022. Os dois foram para o embate e o PT venceu, elegendo Elmano de Freitas. Uma parte do PDT aderiu. Aderente em momento posterior, teve de contentar-se com o que tinha sobrado, após o vencedor ter contemplado os companheiros de partido. 

O PDT precisa tomar a decisão escolhida por Domingos Filho ou copiar o PT: não apoia, mas fica em silêncio.