terça-feira, 29 de agosto de 2023

Combate à fome: Ceará articula adesão dos 184 municípios ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional


Em um movimento de retomada e fortalecimento da política de Segurança Alimentar em todo o País, o Governo Federal adotou três eixos de atuação para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) voltar a combater a fome no Brasil.

A estratégia gira em torno da assistência social, acesso à renda e ao trabalho, produção e consumo de alimentos saudáveis, e da mobilização e participação social em todos os estados e municípios da federação.

No Ceará, esta articulação fica sob responsabilidade da Secretaria da Proteção Social (SPS), que por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai mobilizar os 184 municípios cearenses a aderirem ao Sisan.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano, ressalta que o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado a partir da experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a diferença de que o Sisan é intersetorial, porque se articula com diversas políticas.

Em setembro, vão acontecer as conferências territoriais para que os municípios troquem experiências e se fortaleçam nos mapeamentos. Em outubro, acontece a conferência estadual para discutir as propostas de enfrentamento à fome e controle social.