segunda-feira, 17 de julho de 2023

O preço da água do São Francisco


Não se sabe ao certo quanto o governo federal investiu na obra de transposição das águas do rio São Francisco  A finalidade da transposição é levar, através de canais, água a municípios da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Os canais construídos custam bilhões de reais, numa obra que se arrasta ao longo de quatro governos. Com a possibilidade de conclusão no governo Lula, será preciso pensar na distribuição e no preço da água, pois os estados beneficiados vão comprar a água que será vendida aos consumidores,  sejam públicos ou privados.

O custeio da obra começa a preocupar. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já sofre pressão do Tesouro Nacional para concluí-la.

Não se sabe se o governo federal terá condições de bancar a distribuição da água nos estados. No Ceará, o Cinturão das Águas já consumiu bilhões de reais e está longe da conclusão. 

A transposição terá custo altíssimo para ser concluída. Outra grande preocupação: deverá ser realizada uma manutenção permanente. Quem vai bancar? O presidente Lula tem que construir um plano para garantir a sobrevivência da transposição.