O cantor e compositor Raimundo Fagner disse ao jornal OpiniãoCE que o seu maior parceiro é o arquiteto e compositor Fausto Nilo. Os dois moraram no Rio de Janeiro, onde descobriram a fama, após produzirem músicas que marcaram a vida de gerações e conseguiram conquistar grande público no Brasil. Fagner segue na capital carioca e Fausto Nilo apagou da sua agenda a terra de Vinícius de Moraes.
Pois bem. Fausto, com sua paixão enlouquecida pelo Ceará e seu sonho de arquiteto urbanista, está construindo novas cidades. A nova Beira Mar saiu da sua prancheta. Agora, trabalha o projeto Quixeramobim 2040. O talentoso artista nasceu na terra de Antônio Conselheiro e Cirilo Pimenta. Suas marcas podem ser vistas em outras cidades do interior.
Conversar com Fausto Nilo é tomar uma dose de paz, ouvir sabedoria e ganhar conhecimento. Tudo que o ilustre arquiteto produz é planejado e calculado. É um visionário.
Entre as obras de edificações em Fortaleza com a marca Fausto Nilo, se destacam aquelas de uso público, como a reforma e adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a reforma e adaptação do Hotel Oásis Atlântico, vários centros educacionais e a nova Beira Mar, sua obra prima, apesar de Fausto considerar a Praça do Ferreira seu principal projeto.