segunda-feira, 31 de julho de 2023

A Escola de Tempo Integral pode mudar o Brasil


O Brasil vive em uma bolha na educação e parecia não querer pressionar para sair dela, resultado de uma profunda acomodação com a ideia recorrente de que a escola particular deve ser a melhor, enquanto a escola pública fica em segundo plano.

A conquista da implantação do Ensino de Tempo Integral em todo o País é um fator importante para uma virada na educação pública. O Estado, por lei, passará a exercer o papel social de alfabetizar, educar e mostrar caminhos para um futuro melhor. 

Os professores terão papel fundamental nesse novo modelo de ensino no Brasil, que era discutido há anos, mas jamais implementado, por conta de alguns interesses políticos e ideológicos. Também, são contrários alguns teóricos que defendem um ensino com carga horária menor para não sufocar as crianças. Existem ainda os que querem um País de analfabetos, porque simboliza a pobreza, o que, em decorrência, facilita a manipulação eleitoral e a compra do voto. 

Não se pode deixar de louvar o espírito público do ministro da Educação, Camilo Santana, ao obter essa conquista dentro de um Congresso Nacional cheio de contradições e com interesses os mais diversos. 

Não seria prematuro afirmar que o Brasil conquistou uma grande vitória, sua independência real, pois só educação muda um país para melhor. Vejam exemplos como a China, Coreia do Sul e Vietnã, que deixaram de ser miseráveis e figuram, agora, entre as maiores nações do mundo. .