quarta-feira, 21 de junho de 2023

Os vexames da política


Seria natural para a sociedade a troca de farpas entre uma ala do PDT e o PT, junto com a maioria do PDT, ao vencerem a eleição de 2022, fazendo Elmano de Freitas triunfar ainda no primeiro turno. Algumas questões, entretanto, precisam ser respondidas em nome do momento histórico vivido naquela etapa do processo eleitoral. 

Será que o motivo da derrota foi a rebelião de deputados, prefeitos e vereadores do PDT, que desembarcaram da campanha do então candidato Roberto Cláudio? Será que Ciro Gomes não tem responsabilidade no nascedouro da crise? Será que Cid estava certo ao defender a reeleição de Izolda e lugar de destaque para Roberto Cláudio na chapa?


Até agora, o maior prejudicado, o prefeito  Sarto, tem sido o mais lúcido. Na briga de vaidades, não lembraram o compromisso com o mandato do prefeito. O resultado da eleição lançou quase toda a sua base para a oposição. O prefeito se sente, também, traído por todos os desafetos. 


José Sarto, que faz uma boa administração, tenta manter o eleitorado a seu favor, mesmo sofrendo ataques diários. O prefeito está dobrando seus esforços para escapar das armadilhas políticas e grosserias da oposição. 


A cada dia, fica mais difícil uma reaproximação entre Ciro , Camilo, Cid, André Figueiredo, Evandro Leitão e Elmano. Não existe um gesto para um diálogo. Está evidente que um terceiro turno será importante para tirar dúvidas.