sábado, 24 de junho de 2023

Na política, a emoção está nas brigas, traições e na disputa. Camilo é o novo líder do Ceará e construiu isto com diálogo


O cenário político cearense nos 184 municípios será de acirramento, não se enganem. Tem sido assim. A política tem algo diferenciado: a conquista do poder. 

Na ciência política, contam-se histórias de guerras para conquistas de terras, cidades, países e até de uma mulher ou de um homem do sonho de governantes. O tempo vai passando e as causas são as mesmas: a conquista, a vitória e consequente derrota dos adversários. 

Na política, vale tudo, menos a derrota. O vitorioso faz a festa e depois convida os derrotados para a mesa, a fim de seguir saboreando o poder. Ruim é governar sem base, sem maioria no Legislativo. 

A decadência na política é outro traço importante do momento. É preciso a liderança saber que está deixando o trono para um aliado ou adversário. Saber que é hora de ser um conselheiro. O rodízio de poder faz nascer novas lideranças. Atualmente, Camilo é o novo líder e tem perfil diferente: lidera conversando.