quarta-feira, 28 de junho de 2023

Como pensa o grupo de Cid Gomes, majoritário no PDT


Cid Gomes tem um admirável patrimônio político, ao contrário de Ciro Gomes, que não construiu lideranças políticas e tem alguns amigos empresários que vivem dos cofres públicos e se mantêm sob sua proteção. 

Para os deputados e prefeitos que estão com Cid, o PDT deveria ter apoiado a reeleição de Izolda Cela, além de colocado Roberto Cláudio na Câmara Federal, como o deputado federal mais votado da história do Ceará, cacifando-o como o sucessor de Izolda. Para o grupo, Ciro não entendeu o curso político e nadou contra a correnteza. Afogou-se como candidato a presidente e afundou o projeto bem sucedido no Ceará. Não olhou para os companheiros, mas para seus interesses.

Para o grupo de Cid, o presidente do PDT, Carlos Lupi, é o maior responsável por tudo que está acontecendo. Deu a Ciro todos os poderes. O PDT elegeu o menor número de deputados federais e senadores desde a sua fundação, além de perder o único governador que tinha. O partido teve que fazer um cavalo de pau, ao definir pelo apoio a Lula no segundo turno, quando poderia tê-lo apoiado, desde o início, e retirado a candidatura presidencial de Ciro.