quarta-feira, 14 de junho de 2023

Com requerimento da deputada Luana Ribeiro, Alece realiza debate sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pela deputada estadual Luana Ribeiro, realizou, nesta terça-feira (13), uma reunião técnica para debater os prejuízos causados pelo trabalho infantil. A reunião aconteceu em alusão Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído no dia 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho. 


A deputada Luana ressaltou que o encontro é um importante momento de aprendizado. "É urgente conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo da nossa realidade", pontuou a parlamentar . Ela destacou ainda que o maior objetivo da comissão "é lutar para que o público infantojuvenil esteja protegido de ameaças, livre de traumas e medos".


Durante a reunião, o procurador do Ministério Público do Trabalho e coordenador do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Rede Peteca), Antônio de Oliveira Lima, alertou que no Brasil mais de um milhão e setecentas mil  crianças e adolescentes, encontravam-se em situação de trabalho infantil.


De acordo com o procurador, a falta de informações se torna mais séria porque há municípios que não registram o que são consideradas as piores formas de trabalho infantil: a exploração sexual, o tráfico de drogas e o trabalho análogo à escravidão. “Essas situações muitas vezes são tratadas separadamente, ficando invisibilizadas, além das crianças e adolescentes nessas situações serem vistas como um problema e não como vítimas.”