segunda-feira, 19 de junho de 2023

Aquavelas transformam a orla de Fortaleza em galeria de arte

A enseada do Mucuripe, em Fortaleza, encheu-se de cor, na manhã deste domingo (18). As velas, que inspiraram poetas e embalaram canções, agora serviram de tela para alguns dos mais renomados artistas plásticos e visuais do Ceará. O Aquavelas, evento que marca o início da programação de abertura do Encontro Sesc Povos do Mar, reuniu um grande público e despertou a curiosidade de turistas e cearenses que passaram pelo calçadão da Beira-Mar.


A maior exposição de arte flutuante do mundo, com 55 velas, seguiu com a tradicional regata de jangadas até a Barra do Ceará. As obras de 16 artistas percorreram a orla de Fortaleza e puderam ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará. O presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão, enfatizou que o Aquavelas resume bem o real intuito do projeto Povos do Mar e toda a sua diversidade cultural e social.



“Nesta manhã de sol, podemos apreciar o resultado do trabalho de 16 artistas cearenses que transmitiram sua arte nas velas e fizeram com que as jangadas tornassem o nosso mar ainda mais bonito e colorido, sendo uma verdadeira galeria de arte apreciada no Mucuripe até Iparana. Esse espetáculo mostra justamente que o nosso intuito é agregar, juntando povos, pessoas e, acima de tudo, juntando o que de mais belo tem na alma do cearense, além de deixar uma mensagem de que a vida no nosso litoral é importante e para nós ela é muito valorosa”, salientou Gastão. 


O Sesc proporcionou uma experiência única ao levar, pela primeira vez, quatro excursões de diferentes cidades do Estado - Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte - para participarem do Aquavelas e do Encontro Sesc Povos do Mar. Esses grupos foram trazidos por meio de uma iniciativa do Turismo Social do Sesc, parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da entidade. A maioria dos 160 turistas vivenciou uma nova experiência, visitando Fortaleza e o mar pela primeira vez em suas vidas.



Durante o dia, o grupo teve a oportunidade de participar do Aquavelas, e à noite estarão presentes na conclusão da abertura do Povos do Mar, com o show do Geraldo Azevedo.


Povos do Mar


O 13º Encontro Sesc Povos do Mar reúne, de 18 a 22 de junho, mais de 200 comunidades do litoral cearense no Sesc Iparana Hotel Ecológico. São povos tradicionais de 25 municípios, imersos em uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes. O projeto valoriza ainda as rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras. O evento é gratuito e aberto ao público.


Serão cinco dias de programação dividida em cinco eixos, que abrangem diversos aspectos das relações comunitárias: Sabores, Saberes e Saúde, que ensina a culinária tradicional e a medicina popular; Feito à Mão, dedicado ao artesanato; Meio Ambiente e Sustentabilidade, com experiências de preservação ambiental nos mangues e praias; Cantos, Danças e Brincadeiras, que mostram os folguedos; e Dragões do Mar, que homenageia os conhecimentos e habilidades dos mestres jangadeiros por meio de práticas de lazer.