terça-feira, 9 de maio de 2023

Elmano equilibra debate sobre a sucessão de Sarto ao colocar que Luizianne há de voltar

O governador Elmano de Freitas sentiu que era necessário colocar, na sua base aliada, equilíbrio no debate antecipado sobre a sucessão do prefeito Sarto, pois o PT considera como prioridade a candidatura a prefeito. 


A ex-prefeita e atual deputada federal Luizianne Lins quer ir para a disputa. Empolgada com a vitória de Lula e Elmano, considera que tem grande chance de obter um terceiro mandato, com apoio do presidente e do governador, além de Camilo Santana, na defesa aberta ao seu nome. 


A base aliada do governador Elmano, entretanto, escolheu o nome do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, para apoiar. Inclusive, parte do PT. O próprio deputado De Assis Diniz, líder do partido na Assembleia e homem da ala do deputado federal José Guimarães, já se declarou favorável à esta ideia.


Elmano, por sua vez, achou uma forma de atenuar a campanha antecipada, que cria problema na sua base: colocou Luizianne na linha de sucessão, com um depoimento cheio de adjetivos positivos sobre a ex-prefeita, encerrando com o “há de voltar”. Luizianne aplaudiu o amigo Elmano, que deixou patente sua gratidão e demonstrou, nitidamente, que sua opinião é pessoal, ao colocar seu discurso na primeira pessoa. 


Elmano equilibrou o debate e jogou para o futuro as decisões. Ficou claro que Evandro e Luizianne, a preço de hoje, estarão em palanques separados, com os mesmos apoiadores do PT.  Resta saber quem terá mais aliados na coligação.