sábado, 27 de maio de 2023

A importância do aquário

Quando o então governador Cid Gomes planejou e  iniciou a construção do Aquário na Praia de Iracema, uma minoria de ambientalistas e alguns políticos que pensam 24 horas em eleições logo protestaram. Cid tocou a obra. 


Camilo Santana assumiu  o governo e a obra foi suspensa. O governador ainda  tentou repassá-la para a iniciativa privada, em parceria com o governo. Agora, o governador Elmano de Freitas pretende concluir. 



O grupo de pessoas que compõe o chamado "trade turístico" apoia a finalização da obra, como também as entidades que representam empresas geradoras no setor de serviços, bares, restaurantes, hotelaria e de transportes. O ambiente é favorável. Oposição e governo, também. O respaldo popular e  de segmentos na área ambiental garantem ao governador retomar a obra. 

Pelos cálculos do "trade turístico", seriam criados mais de três mil empregos diretos e indiretos com a grande visitação de turistas e cearenses. O cenário é propício. Aqueles que desejam demonizar o aquário, taxando-o de “prisão de peixes”, precisam entender que pesquisadores estarão envolvidos no projeto e as universidades vão participar. 


Passados quase 15 anos, o turismo do Ceará já poderia ser o líder do Nordeste. Muitos turistas vão ao Rio de Janeiro conhecer o aquário carioca, que recebe seis milhões de visitantes por ano. Nosso bom exemplo de equipamento é o Beach Park, há mais de 30 anos, o carro chefe do turismo cearense. O aquário pode vir a ser o segundo grande equipamento.