sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ematerce incentiva criação de galinha caipira em pequenas propriedades rurais familiares

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as prefeituras de 15 municípios, por intermédio das Secretarias Municipais de Agricultura, implantou 18 aviários para criação de galinhas caipiras, poedeiras, atendendo a igual número de pequenos agricultores familiares.

Destaque-se que os criatórios, com média de 100 animais, são implantados, com recursos conseguidos pelas prefeituras junto ao Fedaf (Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), no valor médio de R$ 15.000,00, por projeto. Os recursos são aplicados na aquisição das matrizes e da ração e na construção de um aviário, medindo 18 m2, com bebedouros. Os recursos serão pagos pelos produtores rurais, no período de sete anos, com três anos de carência e 40% de desconto, caso haja quitação em dia.


Cursos

A Ematerce e três secretarias municipais de agriculturas, no período de janeiro a abril de 2023, realizaram três cursos sobre criação de galinha caipira, para 57 treinandos. Os eventos constam de 16 horas/aulas e objetivam orientar os agricultores familiares a escolherem a finalidade da criação (postura ou corte), localização e tamanho das construções do aviário, manejos sanitário e alimentar, além da comercialização dos produtos obtidos.

No município de Jaguaruana-CE, a Ematerce e a Secretaria Municipal de Agricultura implantaram duas unidades avícolas, na comunidade Ramalho, nas propriedades dos agricultores familiares, Daniel do Carmo e José Edilson Nunes. Ambos foram contemplados com infraestruturas e 100 aves da raça Navogem Drown, poedeiras, que começarão a produzir daqui a mais dois meses, informa o engenheiro agrônomo da Ematerce, Zilval Fonteles. O curso, cada um para 20 avicultores, foi realizado, na comunidade de Ramalho, e contou as presenças do prefeito Elias do Sargento e do secretário de Agricultura do município, José Paulo Rebouças.

Atividade diferenciada

Conforme o técnico Zilval Fonteles, a atividade avícola caipira, em pequenas propriedades rurais familiares, é diferenciada, pois promove a geração de emprego e renda, principalmente, aos jovens e às mulheres rurais, afora uma fonte de renda, sendo, ainda, uma atividade agroecológica, com sustentabilidade, que oferta alimentação sadia e sustentável.

Para o secretário municipal de Agricultura de Jaguaruana, a tendência da atividade avícola caipira é considerada de grande importância para o aumento da renda das famílias rurais e a melhoria da qualidade alimentar do homem do campo.


Produção de galinha caipira no Brasil e no Ceará

O maior produtor de galinha caipira do Brasil é o Estado de Minas Gerais, conforme informação da AVAL (Associação Brasileira de Avicultura Alternativa). A produção nacional é de 123 mil toneladas/ano, gerando renda, principalmente, para o pequeno produtor agrícola familiar, sendo que 56% utilizam a atividade avícola como complemento de renda.

No Ceará, o município de General Sampaio, localizado no Vale do Curu, é conhecido como a “terra da galinha caipira”, tendo 12 galinhas caipiras, por habitante, de acordo com o IBGE. A galinha caipira, dependendo da região, é conhecida por caipira, carijó ou pé duro.