domingo, 2 de abril de 2023

Ceará realiza “Dia D” de imunização, no sábado (15)

As vacinas são fundamentais para a proteção individual e coletiva. Os imunobiológicos são eficazes no plano de enfrentamento a doenças imunopreveníveis e seus agravos ao longo da História, eliminando ou reduzindo os riscos de adoecimento que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.


No próximo dia 15 de abril, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), mobiliza municípios para a realização do “Dia D” de imunização em todo o território estadual. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal do reforço bivalente contra a covid-19 e da dose anual contra a gripe em grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) – ver abaixo.



Em um cenário no qual é preciso incentivar a vacinação em todo o Brasil, a Sesa reuniu as principais dúvidas em relação aos imunobiológicos.


O secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), responde aos questionamentos sobre o porquê da atualização anual das vacinas contra a influenza e as consequências da falta de proteção, por exemplo. O médico (foto) também ressalta a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para assegurar o serviço com equidade e universalidade.