quarta-feira, 26 de abril de 2023

A pesquisa eleitoral que agradou e preocupou Abolição

Sem entrar no mérito da metodologia, dos formulários e do universo dos 792 entrevistados, a consulta realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre o atual cenário eleitoral  em Fortaleza, além da avaliação dos governos do presidente Lula, do governador Elmano, do prefeito Sarto, tornou-se  um fato político de grandes dimensões. 

O ponto alto do resultado da pesquisa foi colocar novos nomes no tabuleiro da política em Fortaleza na pesquisa estimulada: Evandro Leitão, Larissa Gaspar, André Fernandes, Carmelo Neto, Adelita Monteiro, Zé Batista, Chico Malta e Gabriel Biologia. Os nomes que lideram a pesquisa, Capitão Wágner, Luizianne Lins e José Sarto, são velhos conhecidos. 


Para o Abolição,  a pesquisa merece soltar foguetes de alegria, pois Elmano ampliou seu apoio. O governador atingiu mais de 62% de aprovação e viu Lula chegar a mais de 69% de popularidade em Fortaleza. Sarto, entretanto, perdeu todo o eleitorado do PT, de parte do seu partido, o PDT, e de outras legendas de esquerda, mas tem quase metade da população apoiando sua gestão, mostrando o vigor do seu governo e popularidade, apesar do desgaste com a taxa de lixo, que não é criação dele, mas uma lei federal, que precisa ser aplicada nos municípios, principalmente nas capitais. 


A pesquisa, comemorada pelo Abolição traz uma preocupação para o governador Elmano: Luizianne, Priscila ou Evandro Leitão? O único sem desgastes é Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa e candidato do ministro Camilo, um forte eleitor. Ainda é cedo.