quarta-feira, 15 de março de 2023

União Brasil não aceita acordo de Roberto Pessoa com Elmano, apesar da aliança federal com o PT

União Brasil no Ceará quer Roberto Pessoa longe de Elmano de Freitas, o que se pode considerar incoerência. O partido faz parte  base do governo Lula e ocupa três ministérios, inclusive, o de Desenvolvimento Regional. 


A aproximação do prefeito de Maracanaú e Elmano é uma estratégia. O União Brasil está muito próximo de conquistar a CODEVASF, DNOCS ou a SUDENE. Os órgãos sustentam politicamente muitos deputados  e prefeitos do Nordeste, inclusive, Roberto Pessoa, que mantém 12 prefeitos no sertão sob sua liderança e da filha, Fernanda Pessoa, além de Maracanaú. 


Uma parte da bancada estadual já visualiza a possibilidade da saída de Capitão Wagner da Secretaria de Saúde de Maracanaú ou mesmo a expulsão de Roberto Pessoa do partido. Ele tem mais prestígio em Brasília do que todos do União Brasil no Ceará, pelo vínculo histórico com os líderes da sigla. Pessoa coordenou a bancada do Nordeste, quando foi deputado federal. 


O líder do PT na Assembleia, De Assis Diniz, ainda não começou a cobrar a fatura no Ceará. O líder do governo, deputado Romeu, Aldigueri está satisfeito com a votação dos deputados do União Brasil. As vozes contrárias  são do deputado Sargento Reginauro e do deputado Felipe Mota, de quem o governo gostaria muito do seu apoio.