quinta-feira, 9 de março de 2023

Governo do Ceará anuncia R$ 20 milhões para empreendedorismo feminino e mais iniciativas para proteção e autonomia das mulheres

O Governo do Ceará anunciou, neste 8 de março, uma série de iniciativas para promover a proteção e autonomia das mulheres: início da construção de mais duas Casas da Mulher Cearense, implantação das Patrulhas Maria da Penha, instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio, Programa Ceará Credi Mulher e criação do selo de equidade de gênero e raça para organizações públicas e privadas.



Os anúncios foram feitos pela vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, ao lado da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, e das 16 secretárias de Estado, no Encontro do Dia Internacional da Mulher, realizado na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Estiveram presentes autoridades, entre deputados(as) estaduais e secretários do Executivo Estadual, e representantes dos movimentos de mulheres.


Ao detalhar as iniciativas, a vice-governadora citou a paridade de gênero do secretariado do Governo do Ceará e a destinação orçamentária às pastas lideradas por mulheres. Um avanço histórico que terá o sentido de melhorar a vida de todos os cearenses. “A primeira ação afirmativa do nosso governo se deu por meio do governador Elmano de Freitas, quando anunciou um secretariado com paridade de gênero. Essa foi uma sinalização importante. 


Estamos trazendo conosco outras mulheres que precisam da política, de socorro, e desejam participar. Justiça social para as mulheres é para toda a sociedade. Essa não é uma pauta só nossa, das secretárias, é de toda a sociedade, e precisamos ter os homens no combate à violência. Contamos com cada homem e cada mulher. Nós queremos viver em paz e com respeito”, frisou Jade Romero. Das 32 secretarias estaduais, 16 são comandadas por mulheres.



A primeira-dama Lia de Freitas destacou que a transformação estrutural em prol das mulheres começa no dia a dia, do cotidiano doméstico ao ambiente de trabalho. “A política de combate à violência é construída a partir do nosso dia a dia. Proponho trabalhar em nossas secretarias o combate ao assédio às mulheres em diálogo com secretários e outros gestores. Ampliar também para outros espaços, como as escolas. Nós também precisamos dar oportunidade de autonomia para essas mulheres. Que possamos pensar juntas e com os homens no compromisso ao combate a todas as formas de violência em nosso estado. Onde tem violência metemos a colher. Vamos à luta de cada dia”, acrescentou.