quarta-feira, 22 de março de 2023

Câmara Municipal de Fortaleza lança livro sobre as ações e os resultados alcançados na Unidades de Atenção Básica de Saúde voltados para a primeira infância

Fortaleza, ao longo dos últimos seis anos, vem fortalecendo as ações na atenção básica voltadas para a primeira infância. No reconhecimento desse trabalho, a Câmara Municipal de Fortaleza lançou, nesta terça-feira, 21, o livro “Unidade Amiga da Primeira Infância – Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A publicação retrata a mobilização de gestores e profissionais da saúde no fortalecimento da atenção básica nos primeiros anos de vida da criança, começando na gestação.



O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), destacou a importância de reconhecer os resultados alcançados pela cidade na efetivação de políticas públicas voltadas para a primeira infância, fortalecendo o papel do Legislativo na construção de projetos voltados para o programa. O parlamentar ressaltou a aprovação do Marco Regulatório da Primeira Infância na Capital em 2020 e a produção do livro em parceria com a Casa do Povo. “Tenho a oportunidade de lançar esse livro, que ficará gravado na história do povo de Fortaleza. Ele marca essa história que foi construída para a primeira infância”, falou.


“A nossa cidade passa a ser referência nacional para a primeira infância. Quero aqui dedicar um parabéns muito especial para todos que se dedicam a construir essa política”, evidenciou. O presidente Gardel Rolim falou sobre a importância de estimular novas publicações voltadas para ações inovadoras e que tem alcançado resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população.


A coordenadora do Programa Unidade Amiga da Primeira Infância, Gerly Anne Nobrega, evidenciou os impactos da atenção durante a gestação e pós-natal, no desenvolvimento da primeira infância, trabalho retratado no livro “Unidade Amiga da Primeira Infância – Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura”. “O livro conta toda a trajetória do UAPI e estimula os profissionais, mostrando que a puericultura é uma coisa simples de ser resolvida e de ser realizada”, destacou.


O livro celebra a consistência da política da primeira infância em Fortaleza, como destaca a coordenadora da Primeira Infância de Fortaleza, Angélica Leal. “Uma política inédita no Brasil, com uma repercussão positiva sobre a consistência da política, com um livro feito em parceria com a Câmara, que vai inspirar outros municípios”, apontou.