quinta-feira, 9 de março de 2023

Banana podre era servida aos alunos em Várzea Alegre, constata Ministério Público

Em visita realizada pelo Ministério Público (MPCE) à Escola Dr. Dário Batista Moreno, no último dia 6, foram constatadas diversas irregularidades graves, como a falta de alimentos para a merenda escolar e bananas podres. A visita foi realizada pelo promotor de Justiça, Thiago Freitas Camelo, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Várzea Alegre.


Após várias denúncias feitas por pais de alunos, o MPCE resolveu verificar a situação in loco. Tudo começou após denúncias de que estavam sendo servidas pipocas como única alimentação dos estudantes, o que repercutiu na imprensa nacional e chamou a atenção das autoridades para a situação.


Thiago Freitas havia sugerido que a gestão municipal providenciasse um cardápio provisório. A orientação não foi cumprida e as denúncias continuaram chegando ao MP.  Após controvérsias apresentadas pela secretária de Educação, Ângela Bernardino, em audiência junto ao MP, da qual participaram diretores das escolas, a situação ficou insustentável, levando o MP a verificar a veracidade das denúncias nas escolas.


Verificou-se que havia cinco funcionárias trabalhando na cantina, sem nenhuma vestimenta adequada à manipulação de alimentos. Indagadas se eram merendeiras, afirmaram que fazem a função de merendeira, mas na verdade são auxiliares de serviços gerais e acumulam as funções, já que a escola não tem merendeira no quadro de funcionários.


Constatou-se, ainda, que a merenda do dia seria cuscuz com sardinha e fruta do dia. O promotor perguntou por que não estava sendo servida a fruta do dia. Uma das funcionárias informou que receberam apenas banana e mamão, na semana passada (terça-feira), em quantidade ínfima, que não dá para oferecer a todos os alunos. O mamão, já na sexta-feira, foi oferecido junto com banana, pois estava muito maduro.


Passou a ser vistoriado o depósito da merenda escolar, onde se constatou pouca quantidade e variedade de alimentos: 15 kg de arroz, oito pacotes de flocos de milho, 17 tubos de feijão, três fardos de pipoca, um pacote de batata, alguns pacotes de carne de soja e apenas cinco latinhas de sardinha. Perguntadas, as funcionárias não souberam informar o que faria para a merenda da tarde, dada a pouca quantidade de alimentos disponíveis.


Vistoriado o freezer verificou-se que lá havia apenas seis pacotinhos de carne moída, sete frangos e três polpas de frutas. A geladeira estava completamente vazia e as bananas que estavam no depósito já não eram mais próprias ao consumo, estando em péssimo aspecto.


O diretor da instituição informou que a Secretaria de Educação está ciente das necessidades, pois semanalmente informa as quantidades necessárias para o cumprimento do cardápio. As informações constam de um relatório do MP.