sábado, 18 de março de 2023

Banabuiú é uma das únicas cidades do Sertão Central com 100% das turmas de 9º Ano em Ensino Integral

O Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria Municipal de Educação, implementou o ensino de tempo integral em todas as turmas de 9º ano da rede municipal de ensino. Atualmente, duas escolas do município já estão funcionando com 100% de suas turmas na modalidade integral: Irmã Ruth Távora de Albuquerque, que atende diariamente estudantes do Infantil V ao 9º Ano; e a I Raul Urquidi, que recebe estudantes de 1º ao 5º ano.


A educação em tempo integral tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de nove horas diárias. Nesse tempo pedagógico, estão inclusos o trabalho com os componentes curriculares, as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como um tempo para a sua parte diversificada, com atividades lúdicas, culturais, de esporte e lazer, com períodos de intervalos para repouso e refeições. Toda essa organização contribui para a redução das vulnerabilidades sociais, da evasão escolar e dos índices de reprovação.


Dessa forma, as unidades escolares atuam para formar cidadãos de direitos em todas as suas dimensões, tornando os estudantes mais criativos, empreendedores, conscientes e participantes, desenvolvendo-os intelectual e fisicamente, incentivando os cuidados com a saúde, a responsabilização pela natureza, a produção e arte, a valorização da história e do patrimônio, o respeito pelos direitos humanos e pela diversidade e a promoção de um país mais justo e solidário, além de propiciar uma convivência pacífica e fraterna dentro dos espaços escolares e do território de localização.


O prefeito Edinho Nobre reforçou o compromisso da gestão com um ensino integral de qualidade. “Nossa gestão trabalha diariamente, visando, através da educação, transformar a vida dos jovens, prevenindo da violência e tornando o futuro melhor e promissor. Esse novo modelo de ensino tem como finalidade integrar as diferentes áreas de conhecimento, tendo o estudante como sujeito central e protagonista no processo educacional, por meio de metodologias, estratégias e práticas pedagógicas, assegurando-lhes as condições necessárias para sua formação integral”.