sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

São Gonçalo aprova o “marco da educação”. Um pacote com 10 leis na área

Foi aprovado na última terça-feira (31) um pacote legislativo, composto por 10 Projetos de Lei, destinado à área da Educação elaborado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e enviado à Câmara Municipal para ser votado em regime de urgência. 


“Com base nos dados que obtivemos na Educação referentes a 2022, avaliamos, estudamos e planejamos o que precisa ser aprimorado para conseguirmos melhores resultados no ano de 2023. Foi daí que surgiu o Pacotão da Educação”, explica Marcelo Teles, prefeito do município. 


Marcelo destaca que o pacote de investimentos possibilitará um grande salto na educação do município, com cuidado e atenção às necessidades dos discentes e valorização de professores e demais profissionais que atuam na área. “Nosso objetivo, enquanto gestão municipal, é garantir a qualidade da oferta de educação para todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental de São Gonçalo, com o estabelecimento de metas para a melhoria da qualidade do ensino”, ressalta. 


Além do reajuste de 15% para os Profissionais do Magistério Público Municipal, os projetos enviados dispõem sobre: Instituição do Programa “Selo Escola Inclusiva”; Criação do Programa “Selo Escola Sustentável”;  Instituição da Política Municipal de Educação Integral;  Criação do Programa Dinheiro Direto na Escola Pública Municipal (PDDE-SGA); Distribuição de bens e materiais a estudantes, professores e comunidade escolar da rede pública; Redimensionamento da equipe pedagógica dos núcleos gestores das unidades escolares para as funções de coordenador pedagógico e de supervisão pedagógica; Instituição do Programa Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes; Criação e expedição da Carteira de Identificação Estudantil de São Gonçalo do Amarante (CIE - SGA); Instituição do Sistema de Avaliação Municipal de Educação Básica (Avalia SGA).


Das 10 mensagens que compõem o pacote, duas foram retiradas do regime de urgência e seguem o trâmite normal da Casa, são elas: Distribuição de bens e materiais a estudantes, professores e comunidade escolar da rede pública; Criação do Programa Dinheiro Direto na Escola Pública Municipal (PDDE-SGA).