terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Caucaia lança plataforma que vai facilitar o acesso do cidadão aos serviços da gestão municipal

Com o objetivo de facilitar e desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos, a Prefeitura de Caucaia lança, na última quinta-feira (02), o acesso aos primeiros ambientes no site do Protocolo Virtual: https://protocolovirtual.caucaia.ce.gov.br/login. Neste primeiro momento, duas secretarias do município ofertarão procedimentos à distância. São elas a Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM), com procedimentos exclusivos para atendimento ao público externo, ou seja, os cidadãos caucaienses, e a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia (SAGPT), que ofertará soluções à distância para a população e também para os servidores municipais. 


A Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental, SEPLAM, é a primeira a oferecer os serviços para o público através da plataforma. “No caso da SEPLAM, o acesso a todas as licenças, alvarás, consultas de viabilidade e certidões passarão a ser feitos a partir do novo ambiente virtual. Basta que o caucaiense acesse o endereço, realize um breve cadastro e já estará apto a iniciar sua demanda”, explica Diego Pinheiro, secretário de Planejamento Urbano e Ambiental. “Neste mesmo ambiente, o cidadão poderá verificar o status dessa demanda, com toda a linha do tempo de por onde essa solicitação já tramitou”, pontua.


Em relação à SAGPT, haverá o atendimento a demandas externas, mas principalmente a solicitações dos próprios servidores da Prefeitura de Caucaia. Os funcionários da SAGPT já estão em processo de treinamento para atendimento online, junto à plataforma do Protocolo Virtual. Passada essa etapa, demandas que antes seriam feitas presencialmente na Secretaria de Administração, também passarão a ser realizadas à distância.“Esse é mais um passo dado pela gestão municipal no sentido de informatizar e dar mais ferramentas para que a população tenha acesso facilitado e garantido aos serviços da Prefeitura e seus órgãos. Além da otimização de etapas, uma vez que o processo será descentralizado, assim o cidadão vai conseguir registrar suas demandas diretamente, de maneira virtual, junto ao órgão correto, haverá também um controle rigoroso nos prazos de atendimento”, frisa Ana Cláudia Moura.