terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Lula vai entregar a Carlos Gabas o Consórcio do Nordeste e a construção de um plano para a região

O paulista e doutor em Ciências Contábeis, Carlos Gabas, que se naturalizou baiano, pode ser o homem que irá construir um projeto para o Nordeste e cuidar da integração entre órgãos do governo federal na região. Ele foi escolhido por Lula para dirigir o Consórcio Nordeste, criado por ele na pandemia, com resultados exitosos. O grupo reúne os governadores e pode ser ampliado. 

Fundada em 1959, a Sudene, pensada por Celso Furtado e criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, tinha uma missão: pensar o Nordeste, planejar a região para convivência com o semiárido e produzir resultados econômicos e sociais. O Nordeste está industrializado, tem água, turismo, produção agrícola, agronegócio. Mas, ainda falta muito.


Críticos da Sudene remontam histórias de corrupção no governo FHC, quando o órgão foi extinto por conta das denúncias. O órgão foi refundado pelo então presidente Lula, por pressão da sociedade organizada sobre a classe política. 


Veja bem: a distribuição dos órgãos tem um erro. Por que a Codevasf fica em Brasília? No Estado do Ceará, especificamente na capital Fortaleza, temos as sedes do BNB e do DNOCS; em Pernambuco, na capital Recife, ficam as sedes da Sudene, da Chesf e da Fundaj. Na Paraíba, em Campina Grande, fica a sede do Insa e, em Brasília, a da Codevasf. Nota-se que, para uma região com nove estados, apenas três (Ceará, Pernambuco e Paraíba) possuem sedes dos órgãos federais de atuação específica para a promoção do desenvolvimento.


Na verdade, a integração por meio do consórcio vai tirar o peso político do Congresso Nacional, sobretudo na escolha dos dirigentes. Aplicando um critério técnico, podem sair projetos na linha real do desenvolvimento da região, que já está consolidada como o maior semiárido habitado e produtivo do Planeta.