terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

A lição que saiu das urnas de Palhano para o governo e lideranças estaduais

O resultado da eleição suplementar de Palhano, realizada neste domingo, 5, exibe um retrato fiel do quanto a comunidade decide seu destino e gosta de se envolver e votar nos políticos da sua terra. José do Lalá, PT-PDT, venceu Batista da Mariana, por uma diferença de 195 votos. 


Acompanhei a reta final da campanha estive na cidade no domingo, 5. O vereador José do Lalá, PT-PDT, tinha coordenador de campanha, comitês, o ministro Camilo, o governador Elmano, o deputado federal José Guimarães, o deputado federal Eduardo Bismarck e o deputado estadual Fernando Santana. Tinha, ainda, a máquina municipal. O Batista da Mariana , PSD, popular, tinha estrutura bem menor e um discurso pronto. O resultado da eleição mostra que a polarização no sertão é decidida pelos moradores. Os apoios são importantes, mas o elo do morador com o candidato da sua terra tem maior peso eleitoral do que a voz dos caciques ou lideranças estaduais. 


Nos municípios do interior, o peso do prefeito em uma eleição é fundamental. O eleitor nem se importa se o seu candidato é corrupto. Vale a paixão, a entrega, o serviço prestado, o favor, a ajuda. Nada no sertão é maior que a gratidão de uma comunidade aos seus políticos de preferência


Posse 


O TRE define, nesta terça-feira, 7, a data da posse do prefeito eleito de Palhano, José dr Lalá. Como é vereador, abre uma vaga para um suplente. José de Lalá terá dificuldade para montar maioria na Câmara Municipal. É um grande problema do mandato tampão.