sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Boa gestão de prefeito de Pedra Branca gera ciclo econômico positivo

O começo de ano geralmente vem com contas adicionais. Com o poder público, isso não é diferente. Nesse momento, os gestores são colocados à prova de que podemos separar os bons dos maus administradores. Em Pedra Branca, isso não é um problema. Matheus Góis, que tem seu pai como guru político (o ex-prefeito Antônio Góis), vem fazendo um trabalho exemplar de gestão pública. O prefeito está mostrando como administrar um município, de forma verdadeiramente eficiente. 


Inicialmente, a tarefa de Matheus não foi fácil. Primeiro, teve de colocar as contas com os fornecedores da prefeitura em dia. Pode parecer algo simples de fazer, porém, é necessário uma gestão equilibrada e os gastos controlados. O efeito desse compromisso gera um ciclo positivo na economia do município. 


Com mais fornecedores interessados em atender o município, a prefeitura pode barganhar no preço e consegue pagar menos por serviços e produtos. Já quanto aos fornecedores, quando sabem que receberão em dia, os empresários que fornecem para a prefeitura podem investir e, assim, contratam e criam mais empregos. A riqueza gerada com esse ciclo fica no município, mesmo que as empresas não sejam diretamente de Pedra Branca.


Para os funcionários e prestadores de serviços da prefeitura, a situação não é diferente. Recebem rigorosamente em dia e alguns já até tiveram aumento. Quando há confiança, as pessoas podem fazer comprar maiores, pois sabem como e quando irão receber. Em economia, a confiança é uma aliada fundamental do crescimento. 


Os efeitos desse comportamento da gestão pública, na economia local, serão vistos em curto e médio prazo. A situação atual da prefeitura atrai a atenção de investidores, que irão gerar emprego e renda para os moradores de Pedra Branca. Alguns investimentos já podem ser vistos no município: negócios abrindo e alguns expandido o comércio que já possuem. Alguém pode até querer negar, contudo, a atual gestão já traz uma nova realidade para o município do Sertão Central, com muito mais perspectivas e novas possibilidades.