sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Votação do projeto da taxa do lixo revela bloco “O papai não deixa” e fica para terça-feira, 20


O prefeito José Sarto (PDT) foi surpreendido pela criação de um novo bloco político na Câmara de Vereadores de Fortaleza: “O papai não deixa”, formado por filhos e parentes de ex-vereadores, ex-deputados e deputados. São 11 os vereadores.

A taxa do lixo virou moeda de troca, discurso político, um desafio a ser superado para a cidade de Fortaleza evoluir. Será uma etapa a superar. A classe política, principalmente os vereadores, acredita que votar pela criação da taxa do lixo é receber um cartão vermelho do eleitor na eleição de 2024. O vereador foi eleito para decidir em favor da cidade, da população. Se considerar a taxa importante, deve votar a favor. Caso considere impraticável e desnecessária, vote contra. Não cabe é jogar ao vento um tema de tanta importância. 

Exemplo de área a ser recuperada, o entorno do Porto do Mucuripe é um grande depósito de lixo, solo poluído e córregos produzindo doenças. Como limpar e garantir qualidade de vida aos moradores? A coleta de lixo é diferenciada, o tratamento idem e custam muito dinheiro. O mesmo custo que manter a limpeza de cerca de 190 mil pontos comerciais legalizados ou não. O debate merecia seriedade.