sábado, 3 de dezembro de 2022

PT e PDT vão se enfrentar na eleição municipal de Baixio


Elmano e Camilo estão na campanha de Kacilda Alencar (PT), candidata a prefeita de Baixio. Ela foi derrotada em 2020 pelo candidato do PDT, Zé Humberto, cassado por uso indevido de publicidade. O pleito será o primeiro embate municipal entre PT e PDT após a eleição estadual.

A disputa em Baixio ocorre após a chapa eleita em 2020, com Zé Humberto (PDT) e Donizete Cavalcante (PDT), ser cassada pela Justiça Eleitoral, que entendeu haver irregularidade no uso dos canais de comunicação institucionais da prefeitura. Em abril deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) anulou os diplomas de ambos e tornou Zé Humberto inelegível por oito anos.

Após a decisão, a gestão municipal passou a ser comandada pelo então presidente da Câmara Municipal, Raimundo Amaurílio (PDT), o Zico, que atualmente concorre a prefeito pela chapa pedetista. Além dele, outras duas candidaturas foram postas: Kacilda Alencar, que já havia disputado em 2020, e Jackson Santos (União Brasil). Este último teve a candidatura indeferida e anunciou que não recorreria da decisão.

O município de Baixio fica no Centro-Sul e tem 550 eleitores. Na eleição deste ano, Elmano venceu com 56% dos votos. Roberto Cláudio obteve 30% e Wagner 13% 

Na eleição presidencial, Lula recebeu 82% dos votos. Bolsonaro ficou com 12% e Ciro apenas 6%.