quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Prefeitura de Fortaleza realiza a instalação das novas guarderias de pescadores na Avenida Beira-Mar


A orla da nossa Capital, um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas que visitam nossa cidade, ganhará mais um novo espaço. Desta vez, destinado aos profissionais que atuam na pesca artesanal. Após a conclusão da requalificação de todo o calçadão da Av. Beira-Mar, a Prefeitura de fortaleza trabalha agora na construção das novas guarderias para embarcações.

No local, serão instaladas 14 estruturas de apoio à comunidade pesqueira em pontos estratégicos da orla para garantir o ordenamento das atividades, manutenção e acomodação correta das embarcações dos pescadores que atuam na Praia do Mucuripe. As novas guarderias contarão com três formatos, um para cada atividade dos profissionais que atuam na venda do pescado.

Guarderia tipo 1 (4 unidades): o modelo prevê um espaço coberto em madeira de eucalipto, com 16 mesas em inox, 16 caixas térmicas e 40 armários para guardar as ferramentas e utensílios, com área onde os pescadores poderão conservar o pescado, realizar a despesca, limpeza e a separação dos peixes.

Guarderia tipo 2 (6 unidades): contará com caramanchão coberto para manutenção dos barcos, com caixotes e pilares em concreto para auxiliar os pescadores na retirada dos barcos do mar.

Guarderia tipo 3 (4 unidades): o espaço servirá de apoio aos pescadores e terá um total de 38 caixotes em madeira para os profissionais guardarem seu material de trabalho.

Sobre as obras

As obras, iniciadas em novembro deste ano pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), já estão com 20% dos serviços realizados. No local está sendo realizada a concretagem das bases das estruturas das guarderias e a montagem das cobertas em eucalipto. As novas guarderias de pescadores têm entrega prevista para abril de 2023 e contam com investimentos de R$ 2,5 milhões.

Projeto alinhado com a comunidade pesqueira

Antes do início das obras na região, que está sob a gestão da Secretaria Regional 2, foram realizados diversos debates, onde os ajustes e sugestões foram apresentados pelos pescadores do local. A Regional 2, com a participação da Seinf, conduziu os debates e atendeu a todas as reivindicações dos profissionais, que se mostraram favoráveis ao projeto.

Construído com participação dos pescadores, o projeto final foi aprovado no dia 31 de outubro, em reunião entre SER 2, Seinf e profissionais da área, ocorrida na sede da Colônia de Pescadores Z-8.

Reordenamento e limpeza

No início de novembro, foi iniciado o reordenamento da área, transferência dos profissionais e toda a limpeza do trecho de obra, atividade onde houve a realocação dos pescadores, tratadores de peixes, marchantes e consultorias de apoio aos esportes náuticos. Com o apoio das equipes da Seinf e SER 2, os profissionais retiraram os objetos e embarcações da praia e transportam para outros trechos da orla. Trabalho semelhante acontece em cada novo trecho.

Profissionais cadastrados



Ao todo, serão beneficiados 38 profissionais que já atuam no local, conforme dados trazidos pela colônia de pescadores. Todos os detalhes das intervenções passaram antes pelo aval dos representantes dos profissionais.

Atualmente, há embarcações em três pontos da orla. Entre botes pequenos e barcos, há também estruturas abandonadas, que serão fiscalizadas pela Capitania dos Portos juntamente com a Colônia de Pescadores, sendo dada a destinação correta para elas. A colônia também verificará quais barcos correspondem à sua área de abrangência, para que os que não fazem parte da Beira Mar, voltem aos seus locais de origem.