sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Governo do Ceará homenageia as empresas que mais contrataram pessoas com deficiência

Tarde de homenagem para empresas que praticam inclusão e responsabilidade social. O selo “Empresa Completa, Empresa que Inclui” foi entregue a 14 instituições instaladas no território cearense que se destacaram na inserção de pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. A homenagem foi uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e ocorreu nesta quarta-feira (28), no Palácio da Abolição – sede do Executivo estadual.

Na visão da governadora Izolda Cela, ações desse tipo geram impacto muito maior do que apenas nos próprios beneficiados com os postos de trabalho. “Acho que a inclusão, para além da situação específica de pessoas com deficiência, é termos uma mudança de cultura para uma visão includente. Isso é bom para todo mundo, não são só as pessoas que têm o seu direito garantido. Isso nos faz melhores. Na verdade, esse padrão eleva o nosso status de humanidade, de compreensão da vida, de sentido de sociedade, comunitário. É saber que aquilo que nós fazemos para o outro têm impactos e eu acredito muito nisso”, enfatizou a governadora.

Esta foi a 12ª edição do programa. A ideia do Governo do Ceará é reconhecer as empresas que mais inseriram pessoas com deficiência, através da rede de atendimento do IDT/SINE, e fomentar a inclusão de mais pessoas. Vladyson Viana, presidente do IDT, destacou a capacidade de cada pessoa com deficiência empregada. “Todos esses trabalhadores que são incluídos nesse processo têm capacidade produtiva, transformam as suas empresas, qualificam os seus processos de trabalho, têm compromisso com os resultados que as empresas querem apresentar no seu balanço. Então, cada trabalhador desse que tem uma oportunidade, ele transforma não só a si, mas a empresa que dá essa oportunidade”, pontuou o presidente do Instituto.

A nível nacional, o Ceará ficou em segundo lugar como o estado que mais inseriu pessoas com deficiência no mercado de trabalho – 1.172 trabalhadores, ficando atrás apenas do Paraná. Ao todo, 332 empresas contrataram esses profissionais para 87 ocupações. Os dados são de referentes ao ano de 2021. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Regina Gláucia, comemorou a posição do Ceará e reconheceu a importância do trabalho conjunto realizado por várias instituições. “Que coisa boa estarmos lado a lado do Paraná. Que número surpreendente. Isso é fruto de trabalho, compromisso e determinação. Quando se trabalha em parceria tudo se alcança, tudo se conquista”, comentou a desembargadora.

Se adequar à realidade desses trabalhadores é um consenso na Coopershoes Calçados, líder no Ceará na contratação desse público. Fabiana Lima, supervisora de Recursos Humanos da empresa, ressaltou que a empresa busca proporcionar um ambiente de trabalho prazeroso. “Temos uma liderança muito forte de capacitação para incluir as pessoas com deficiência. Nossa política é nos adaptarmos à deficiência da pessoa. Então, é um sentimento de muita felicidade ver que valeu a pena todos os esforços e treinamentos realizados. Acredito que a questão da inclusão da pessoa com deficiência não é só adaptação à atividade, mas de todo o ambiente que ela está inserida, porque o ambiente tem que fazer muito bem para as pessoas”, enalteceu Fabiana.

Pioneirismo

Há 31 anos o Ceará atua na ocupação das vagas de emprego por esse público com o Atendimento Especializado à Pessoa com Deficiência do SINE/IDT. Ele surgiu com a finalidade de ser um elo entre as empresas e os profissionais. O trabalho busca sensibilizar o empresariado a assumir sua responsabilidade social, eliminando barreiras e preconceito. Desde 1991 até outubro de 2022, cerca de 33 mil trabalhadores com deficiência foram inseridos no mercado de trabalho pelo IDT/SINE, que possui atendimento especializado na Unidade do Centro, mas atende pessoas com deficiência em toda sua rede.

Além de buscar vagas de emprego, o IDT possui o Projeto de Qualificação Social e Profissional para Pessoas com Deficiência, em parceria como Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é aperfeiçoar as qualidades e habilidades do trabalhador, por meio da realização de cursos de qualificação profissional. O projeto tem cursos com duração de 104 horas/aula, na modalidade presencial, nas áres de assistente administrativo, operador de caixa, teleoperador, estoquista e auxiliar de limpeza.

Beatriz Samara, 20 anos, deficiente visual, é graduanda do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e se capacitou no projeto de qualificação para assistente administrativo. Para ela, essa política pública é o caminho que muitos encontram para conseguir se inserir profissionalmente. “Para a gente, é agradecer a todas as pessoas envolvidas que confiam nesse projeto, na capacidade da pessoa com deficiência, que a gente pode superar os desafios que nos são impostos. Esse projeto foi uma porta para muitos de nós e também uma recolocação profissional. Conheci muitas histórias ao longo do curso”, lembrou a jovem.

Veja as empresas homenageadas

1º Coopershoes Calçados – 58 empregos
2º Assaí – 40 empregos
3º Aeris – 23 empregos
4º Cometa Supermercado – 14 empregos
5º Pinheiro Supermercados – 13 empregos
6º Resibras – 13 empregos
7º Dakota Nordeste – 12 empregos
8º Vicunha Textil Unidade I – 12 empregos
9º Lunelli Textil do Nordeste LTDA – 9 empregos
10º Beach Park Hotéis e Turismo S/A – 9 empregos
11º Cariri Center Supermercados – 8 empregos
12º Opção Distribuidora de Alimentos e Bebidas – 8 empregos
13º Sociedade de Assistência e Proteção à Infância – 8 empregos
14º Marisol Pacatuba – 7 empregos