segunda-feira, 14 de novembro de 2022

“Xandão, teu lugar é na prisão”, gritam apoiadores de Bolsonaro contra ministro do TSE, que está em Nova York


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitaram a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal para fazer uma manifestação em frente ao hotel onde eles estão hospedados em Nova York. São seis os ministros que cumprem agenda na cidade: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski. Eles participam do primeiro painel da Lide Brazil Conference, em Nova York, com o tema “O Brasil e o respeito à liberdade e à democracia”.

Também, estarão no palco o ministro aposentado da Suprema Corte, Carlos Ayres Brito, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, que acompanha os trabalhos do gabinete de transição, representando o órgão de fiscalização. Com palavras de ordem como “Ei, Xandão, teu lugar é na prisão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, o grupo só saiu da frente do hotel por volta das 18h (20h, no horário de Brasília).

Os bolsonaristas prometeram voltar hoje, às 6h da matina, no horário local, para acompanhar a saída das autoridades brasileiras do hotel para o Harvard Club, que fica a menos de 100 metros de distância.

A polícia de Nova York e a segurança privada reforçaram a segurança. O protesto foi pacífico e os manifestantes permanecem no hotel.