sábado, 26 de novembro de 2022

Uma jornada pela educação


A governadora Izolda Cela está a pouco mais de um mês do encerramento do seu governo. Ela se mantém firme na luta que mais lhe move na vida pública: a educação. A Fundação Leman a encontrou porque descobriu um talento, uma professora que estudou a importância de alfabetizar as crianças, não esperando para depois, o que causou o analfabetismo no Nordeste em proporção muito superior se comparado a outras regiões do País. O erro causou o atraso em todas as áreas. 

Em gesto de nobreza, de quem deseja sucesso a um companheiro e amigo, Izolda estendeu seu convite para um grande evento na Universidade de Oxford, um centro de excelência na educação, ao senador eleito Camilo e ao futuro governador Elmano de Freitas. Registro esse fato e o considero histórico. Izolda foi sensível, ao mostrar ao futuro governador como a educação transforma vidas, eleva a auto-estima e é a única forma de mudar para melhor o ser humano. Elmano, que já tinha abraçado a causa, quando secretário de Educação da Prefeitura de Fortaleza, na gestão Luizianne Lins, pôde conhecer projetos exitosos, como o Programa de Alfabetização na Hora Certa, modelo que nasceu no Ceará e estará em implantação no Brasil. Izolda, Camilo e Elmano se tornaram pessoas mais ricas de conhecimento e sensibilidade. 

Elmano de Freitas será governador na nova fase de Lula, um presidente, também, sensível à importância da educação. Certamente, os números do setor serão outros ao final da futura gestão. Teremos zerado o analfabetismo e implantado escolas 100% de tempo integral.