terça-feira, 15 de novembro de 2022

“Lula não foi eleito pelo PT e sim por uma frente ampla”, diz dono do maior banco da América Latina


Roberto Setúbal, herdeiro e presidente do Banco Itaú-Unibanco, colaborador das campanhas de Lula, ao se pronunciar sobre o futuro governo, afirmou que o petista não foi eleito apenas pelo seu partido, mas sim por uma “frente ampla”. 

Setúbal e familiares são próximos a Lula. O banco que comanda se tornou poderoso nos anos de governos do PT e eles não escondem a ligação. Familiares e assessores estão na Comissão de Transição de Lula, que prepara o mandato do petista para os próximos quatro anos. 

O centro do debate para Setúbal é a certeza de que Lula pretende construir uma biografia positiva, apagando a era do mensalão e da Lava Jato. “É importante anunciar o ministro da Economia e colocar nomes limpos nos demais ministérios”, disse o banqueiro, alertando Lula sobre a possibilidade do cometimento de erros na composição do seu governo. 

Outro ponto alto das declarações de Roberto Setúbal, em conversa com o bilionário Abílio Diniz, foi a confissão de que o banco Itaú está 20 anos atrasado em tecnologia, o que gerou prejuízo. Ele foi sincero e agradou aos clientes. O empresário, também, disse que o político terá de aprender que “o mercado faz parte da economia” e “não se pode gastar sem regras e cuidados”.