terça-feira, 11 de outubro de 2022

Quixeramobim apresenta maior crescimento entre municípios do Ceará, a partir de investimentos na educação, geração de renda e meio ambiente


O Ranking de Competitividade dos Municípios é o ponto de referência que avalia os gestores. Quixeramobim está entre os 288 mais expressivos dos 5.700 municípios no Brasil. Um senhor avanço. No Ceará, dos municípios analisados, apenas Fortaleza subiu uma posição, além da cidade líder do Sertão Central. 

O que levou Quixeramobim a se tornar modelo de gestão foram os quesitos: evonomia, qualidade  e acesso à educação, onde atingiu a 10ª posição nacional, e a prioridade ao meio ambiente, chegando à 14ª colocação, após obter 41 posições no ano.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT), em entrevista ao jornal O POVO, destacou a iniciativa da atual gestão de implantar, pela primeira vez na história do município, uma Secretaria de Meio Ambiente. A cidade foi a primeira da região, segundo Cirilo. 

A medida foi tomada para buscar preservar a vegetação. As mudanças permitiram a continuidade do crescimento da produtividade, com produção de 250 mil litros de leite por dia, a partir de um rebanho de 90 mil cabeças de gado, informou o prefeito. 

“Criamos a secretaria para ter um controle maior, diminuindo a agressividade, pois havia muitas queimadas. Passamos a divulgar, também, soluções tecnológicas, para melhorar os resultados da produção e diminuir os impactos ambientais”, pontua.

O município ainda evoluiu no quesito sustentabilidade fiscal, ganhando 14 posições e colocando Quixeramobim como 12ª economia do Ceará. A boa gestão,  também, fez uma revolução na máquina pública, avançando 27 posições, e no capital humano, com 72 posições, além da qualidade da saúde, com 70. 

Sobre esses resultados, o prefeito destacou que políticas desenvolvidas pela gestão, no caso da ampliação da cobertura de esgotamento sanitário para 80% da cidade, contemplam a visão de proteção à sociedade.

Há ainda uma estrutura de saúde mantida pelo tesouro municipal, com hospital infantil, hospital municipal com 100 leitos e realização de 200 cirurgias por mês, além de uma policlínica e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na saúde, aliado às ações nas estruturas físicas, o município investiu no atendimento da família, o que contribuiu com a queda da mortalidade infantil.

Na educação, a formação profissional é o principal foco. O município trabalha em parceria com o Centec, para lançar uma formação técnica em laticínios, que vai permitir a industrialização nas comunidades leiteiras, agregando valor ao produto. 

Ainda há o projeto de formação de profissionais em confecção. Quixeramobim está montando um polo de moda.